Paraíso é uma telenovela brasileira que foi produzida pela TV Globo e exibida de 16 de março a 2 de outubro de 2009, em 173 capítulos, substituindo Negócio da China e sendo substituída por Cama de Gato. Foi a 73ª “novela das seis” exibida pela emissora.
Em 1979, enquanto visitava uma feira do sertão baiano, Eleutério (Reginaldo Faria) se deparou com uma estranha relíquia: uma garrafa que dizia-se ter um diabinho dentro, a qual ele acabou comprando por curiosidade, apesar do aviso de que aquilo mudaria sua vida para sempre.
Porém, quando sua esposa Nena (Luli Miller) faleceu durante o parto do filho do casal, o fazendeiro passou a acreditar que a desgraça era obra do tal diabinho, atribuindo a ele também a paternidade do recém-nascido. Apesar de se mudarem para Paraíso, no interior do Mato Grosso, a lenda acompanhou a família, fazendo com que Zeca (Eriberto Leão) ficasse conhecido em toda região como o “filho do diabo”.
Após 25 anos, Zeca se tornou um rapaz valente e de bom coração, que monta touros bravos como nenhum outro peão e retorna à Paraíso depois de longos anos estudando agronomia no Rio de Janeiro para cuidar dos negócios da família.