Guerra dos Sexos é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo, no horário das 19 horas, entre 6 de junho de 1983 e 7 de janeiro de 1984,em 185 capítulos, substituindo Final Feliz e sendo substituída por Transas e Caretas.
Escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Carlos Lombardi, a novela abordou, conforme o nome indicava, os conflitos entre homens e mulheres.
Esta comédia rasgada, que durou sete meses no ar, tem como pano de fundo a disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar sua superioridade sobre o outro. O fio condutor começa quando os primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) (que se tratam pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo e tiveram um tumultuado namoro na adolescência) recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô’s e a mansão onde moram.
Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível. Charlô faz a Otávio uma proposta: um dos herdeiros deverá abrir mão de sua parte em nome do outro, numa arriscada aposta de cem dias.