Despedida de Solteiro é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 1 de junho de 1992 a 29 de janeiro de 1993 em 206 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 30 de janeiro. Substituiu Felicidade e foi substituída por Mulheres de Areia, sendo a 43ª “novela das seis” exibida pela emissora.
A trama tem início em 1985, na fictícia cidade de Remanso, quando os amigos Pedro, Pasqual e Xampu se reúnem para a despedida de solteiro de João Marcos.
A farra termina numa cachoeira, onde Salete, uma das jovens que estavam no grupo, é assassinada. Durante a cerimônia de casamento com Lenita, João Marcos é levado preso, junto com os três amigos, e todos são condenados a 21 anos de prisão pelo assassinato de Salete – crime que não cometeram.
A tragédia envolvendo os quatro jovens atinge a vida de outros personagens da história, como Flávia, irmã de Xampu e apaixonada por Pedro, e Marta, que acaba assumindo os negócios de seu irmão, Pasqual.
A vida de Lenita também muda radicalmente. Ela desiste de esperar João Marcos sair da cadeia e se casa com o mau-caráter Sérgio Santarém, um advogado rico.