Andando nas Nuvens é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 22 de março a 5 de novembro de 1999, em 197 capítulos, substituindo Meu Bem Querer e sendo substituída por Vila Madalena. Foi a 58.ª “novela das sete” exibida pela emissora.
Escrita por Euclydes Marinho, com colaboração de Elizabeth Jhin, Letícia Dornelles e Vinícius Vianna, contou com a direção de Dennis Carvalho, José Luiz Villamarim e Ary Coslov, com direção geral e núcleo de Dennis Carvalho.
Em uma noite de 1981, o jornalista Gregório Montana, dono do jornal Correio Carioca, é assassinado misteriosamente em sua mansão no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Uma figura misteriosa invade seu quarto e o sufoca com o travesseiro enquanto dorme. Otávio Montana chega a tempo de lutar com o assassino, mas é atirado do alto da varanda da casa e fica inconsciente.
Sendo assim, Otávio fica 18 anos em coma, sofrendo um estado de encefalite letárgica, também conhecida como “a doença do sono”, se alimentando e se movendo com a ajuda de enfermeiras, mas mantendo a inconsciência.
Felizmente, ele recebe um tratamento inovador realizado pela doutora Lídia Leblon, médica perita na doença.