A Sucessora é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 9 de outubro de 1978 a 3 de março de 1979, em 126 capítulos, substituindo Gina e sendo substituída por Memórias de Amor. Foi a 16ª “novela das seis” exibida pela emissora.
No estado do Rio de Janeiro, entre os anos 1924 e 1925, a inocente Marina (Susana Vieira) é uma jovem de 20 anos, nascida na decadente aristocracia rural fluminense (D. Pedro II havia pernoitado na fazenda de sua família).
Criada na fazenda Santa Rosa em um ambiente de simplicidade, Marina se apaixona por um galante rapaz, o rico viúvo Roberto Stein (Rubens de Falco), que passa uma noite em sua fazenda para tratar de negócios. O milionário é proprietário de uma elegante mansão na rua Paissandu, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
A paixão é fulminante e os dois se casam. Marina, agora madame Stein, muda-se para a mansão carioca, onde deve ocupar a posição de senhora da casa. Mas logo descobre que não será uma tarefa fácil. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo dos Stein, Marina tem de conviver com a forte presença de Alice.