A Promessa é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que é exibida pela SIC desde 18 de junho de 2024, substituindo Papel Principal. É a “36.ª novela” do canal. Escrita e adaptada por Inês Gomes e Cândida Ribeiro a partir da série turca Zalim İstanbul, tem a colaboração de Ana Casaca, Ana Vasques, Filipa Poppe, José Carneiro e Manuel Mora Marques como guionistas, a direção de Jorge Queiroga, a direção de atores de Rui M.
O magnata António Fontes Morais nasceu e cresceu na aldeia de Vilarinho de Negrões, em Trás-os-Montes. Ele e o irmão Fausto mudaram-se para a capital onde fizeram fortuna. Há 20 anos, num ajuste de contas, Fausto foi assassinado, deixando o seu filho Miguel órfão e numa cadeira de rodas. Sentindo-se culpado pela morte do irmão e o acidente que vitimou o sobrinho, António promete a si próprio que Miguel jamais ficará sozinho.
Com isto em mente, pede à governanta Isaura que encontre uma noiva para o sobrinho. É assim que Maria Rocha – mãe de Nuno, Laura e Verónica – vê a vida virada do avesso quando a sogra, Lurdes, em desespero financeiro, faz um acordo secreto com o magnata António Fontes.