La intrusa (no Brasil, A Intrusa) é uma telenovela mexicana produzida por Ignacio Sada Madero para a Televisa, exibida pelo Canal de las Estrellas entre 16 de abril a 19 de outubro de 2001, em 135 capítulos, sucedendo Mujer bonita e sendo sucedida por Salomé.
A trama é uma adaptação de Valentina de 1975 original de Inés Rodena e sendo adaptada por Carlos Romero. Foi protagonizada por Gabriela Spanic, interpretando gêmeas novamente, e Arturo Peniche, e antagonizada por Dominika Paleta, Laura Zapata, Karla Álvarez, Chantal Andere, Claudio Báez, Juan Pablo Gamboa e Sergio Sendel.
Virginia (Gabriela Spanic) é uma mulher bonita e de bons sentimentos que trabalha como governanta do filho mais novo do senhor Rodrigo Junquera (Enrique Lizalde). Desde a sua chegada à mansão da família, os filhos do seu patrão mostram desprezo e ódio por ela.
Tudo irá mudar, quando ela conhece Carlos Alberto Junquera (Arturo Peniche), Virginia se sente atraída por ele, mesmo ele tendo uma namorada chamada Anabella (Dominika Paleta), que por falar nisso, não a suporta e sempre que pode solta comentários maliciosos sobre o relacionamento da governanta e o senhor Rodrigo.