La candidata (no Brasil, A Candidata) é uma série-novela mexicana produzida por Giselle González para a Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 21 de novembro de 2016 e 12 de fevereiro de 2017, substituindo Sin rastro de ti e sendo substituída por La doble vida de Estela Carrillo no horário nobre.
É protagonizada por Silvia Navarro e Víctor González e antagonizada por Susana González, Rafael Sánchez-Navarro, Nailea Norvind, Patricio Castillo, Juan Carlos Barreto, Adalberto Parra, Pilar Ixquic Mata e Laisha Wilkins e com atuaçãoes estelares de Ari Telch, Fernanda Borches e Juan Martín Jáuregui e as primeiras atrizes Helena Rojo, Luz María Jerez e Verónica Langer.
Regina Bárcenas (Silvia Navarro) é uma senadora pelo partido que governa o país e é a esposa do atual chefe de Governo da cidade, Alonso San Román (Rafael Sánchez-Navarro), que deseja a presidência do país.
Como parte de suas manobras políticas, Alonso sugere a Regina que ela convença o Senador Gerardo Martínez (Víctor González Reynoso) para que o mesmo se torne seu aliado na sua candidatura, não importando o fato de que Gerardo, líder da oposição, sempre esteve apaixonado por Regina e que até manteve uma relação com a mesma na época em que ambos estudavam na universidade.
Regina se sente utilizada por Alonso e seu casamento começa a sofrer graves problemas com a chegada de Cecilia Aguilar (Susana González), que é encarregada da área de imprensa do gabinete do governo. Uma mulher atrativa, inteligente e calculadora.
Regina desconhece que Cecilia é sua meia irmã, fruto de uma relação clandestina de seu pai, e que esta não descansará até seduzir Alonso e destruir Regina.